quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ganímedes

A 11 de Janeiro de 1610, Galileu Galilei descobre a principal lua de Júpiter, que Marius baptizou com o nome de Ganímedes, um dos amores do deus, à semelhança das outras três luas já descobertas.
É a maior lua do sistema solar, e é tão grande, que se não fosse um satélite, seria um planeta maior que Mercúrio ou Plutão.
Na década de 1980 uma equipe de astrónomos indianos e norte-americanos num observatório na Indonésia detectaram uma atmosfera ténue à volta de Ganímedes. Mais recentemente o Telescópio Espacial Hubble, descobriu que essa atmosfera era composta de oxigénio, tal como a atmosfera encontrada em Europa.
Devido ao seu tamanho e características, Ganímedes entra em vários contos de ficção científica, como no livro (Farmer in the Sky) de Robert Heinlein, em que Ganímedes é colonizado por seres humanos. Arthur C. Clarke, em (2061: Odisseia Três), Ganímedes é aquecido pelo novo sol Lúcifer, contém um grande lago equatorial e é o centro da colonização humana no sistema joviano.
Mitologicamente, Ganímedes era um jovem príncipe troiano, extremamente belo, que apascentava as suas ovelhas no Monte Ida. Zeus, ao vê-lo apaixonou-se, e transformando-se numa águia, arrebatou-o para o Olimpo, onde passou a ser o seu copeiro. Essa função pertencia a Hebe, deusa da juventude, filha de Zeus e de Hera, que um dia teve a pouca sorte de cair desastradamente quando servia o néctar da imortalidade aos deuses. Envergonhada pelas suas gargalhadas, recusou-se a fazer esse trabalho, sendo então substituída por Ganímedes. Apesar do ódio de Hera, Zeus concedeu-lhe a imortalidade, colocando-o mais tarde na constelação de Aquário.
Para mitigar um pouco a dor do pai do jovem raptado, Zeus enviou-lhe pelo deus Hermes, dois cavalos tão velozes, que podiam correr sobre a água.
Este mito foi aproveitado por vários artistas desde a Antiguidade, tanto na pintura e na escultura, como na poesia ou na música. O quadro abaixo apresentado foi pintado por Correggio em 1531-32, e encontra-se no Kunsthistorisches Museum, Viena.

Fontes: Wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário