sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Boeiro


Boötes (Boo), O Boeiro, é uma constelação bastante compacta, situada entre Canes Venatici e Hércules, tocando também na Ursa Maior e considerada uma das constelações mais antigas conhecida até das primeiras civilizações. A sua alfa Arcturo, (Arktos), de cor alaranjada, é a segunda estrela mais brilhante do hemisfério Norte e a quarta mais brilhante do firmamento e é do seu nome que deriva o termo “Árctico”, que designa toda a região do Pólo Norte.
Na mitologia grega, era filho de Deméter, a deusa da Agricultura, sendo um jovem muito sensato e bondoso, que com os seus cães de caça, Asterion e Charas, apascentava as ovelhas. Comovido por os homens não conseguirem obter alimento da terra, construiu-lhes o arado, para que a cultivassem, ensinando-lhes também os rudimentos da agricultura para que se tornassem auto-suficientes. Como recompensa, e a pedido de sua mãe, os deuses colocaram-no no céu como constelação na posição da Ursa Maior (a quem também chamam O Arado), para a proteger com os seus cães. Era também conhecido como Arctophylax que significa o protector da ursa.
Numa outra versão e por ordem de Juno, a Hera romana, o Boieiro em vez de as proteger vigia-as constantemente com os seus cães, tangendo-as com o cajado que empunha para que estejam constantemente em movimento sem poderem descansar. Arcturo, que significa (guarda do urso) a sua estrela alfa, está sempre de vigia.
Também se diz que foi posto no céu com os seus dois cães para apascentar as estrelas, mantendo a sua rotação.
É citado por Camões no canto III.

Fontes:Nautilus.fis.uc.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário