quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta–Feira Santa


O quadro aqui apresentado” A Última Ceia”, foi pintada em 1828 e é da autoria de Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, nascido no país irmão (Mariana, 18 de Outubro de 1762 – Idem, 2 de Fevereiro de 1830) e que foi um importante pintor do barroco mineiro, além de dourador, entalhador e professor. Esta tela foi a sua única obra de cavalete e encontra-se no Colégio Caraça.
É a visão do pintor sobre como terá sido a última refeição de Jesus com os seus Apóstolos, a quem num gesto de humildade lavou os pés quando se sentaram à mesa, o que é indicado pela bacia de barro com um pano branco semi-torcido mesmo à boca do quadro.
No tempo de Jesus a refeição pascal tinha um rito determinado. Durante o repasto pronunciava-se uma bênção, isto é, um canto de louvor e acção de graças a Javé pelas maravilhas que tinha feito em favor do Seu povo e é nesta altura da ceia, que Jesus introduz o rito novo da Nova Aliança. A antiga Aliança tivera como sinal de contracto a aspersão do sangue de animais. A Nova Aliança baseia-se no sangue de Cristo. Por isso, depois de pronunciar a bênção Ele toma o pão nas Suas mãos, parte-o e diz “Tomai, comei; Isto é o Meu Corpo”, pega depois no cálice, deu graças e disse “Bebei dele, todos, porque este é o Meu Sangue derramado por muitos para remissão dos pecados”.
No fim da refeição depois de cantarem os “hallel”(salmo de acção de graças com que os judeus concluíam a ceia pascal), saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus sabia que o Seu fim estava próximo; Judas já tinha negociado a Sua entrega por trinta dinheiros (o preço fixado na lei de Moisés para compensar a perda de um escravo), aos sacerdotes do Templo.
No Horto do Getsemani entrega-se à oração enquanto os discípulos dormem, até chegarem os guardas acompanhados de Judas, que o prendem e o levam para casa de Caifás, o sumo-sacerdote, onde é interrogado e fica detido durante a noite
Por isso, nas igrejas a vigília continua assim como os Ofícios das Trevas. Na Missa, e para festejar o Mistério da Eucaristia, os paramentos dos sacerdotes são brancos, assim como o pano que envolve a Cruz, canta-se o “Glória” durante o qual os sinos tocam, ficando depois silenciosos até ao Sábado de Aleluia. São também abençoados os Santos Óleos dos enfermos e depois o do Crisma e consagradas duas Hóstias, uma das quais servirá para as devoções de sexta-feira santa, uma vez que nesse dia não se celebra missa.
É também hábito o oficiante realizar um Lava-pés a doze pessoas (antigamente eram doze pobres), em memória do que foi efectuado por Jesus. Quando a Missa termina, a Hóstia consagrada para o dia seguinte, é levada para outro altar que foi previamente preparado e a que se dá o nome de santo sepulcro. Procede-se depois à desnudação dos altares, retirando-lhes as toalhas e flores, ficando apenas a Cruz e os castiçais.
Em certas regiões do País é costume fazer-se a procissão do Ecce Homo ou Senhor da Cana Verde, como também é conhecido.


Neste retábulo de pequenas dimensões, intitulado “Ecce Homo” ou “Senhor da Cana Verde”, hoje propriedade do MNAA, está representado Cristo depois de ter sido flagelado pelos romanos sob as ordens de Pilatos e pronto para a sua apresentação ao povo judeu.
Pelas Suas faces rolam lágrimas e o sangue corre das feridas abertas. Para que a humilhação seja mais dolorosa, os soldados colocaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos, nas mãos atadas uma cana em vez do ceptro e uma simples manta em vez da túnica real.
O seu autor foi Frei Carlos, um dos pintores mais importantes e enigmáticos de origem flamenga da primeira metade do sec. XVI, que em 1517 entrou como frade na Ordem de S. Jerónimo, no Convento do Espinheiro em Évora, identificando-se como “frei Carlos de Lisboa framengo” sendo esta a sua única assinatura conhecida. Foi sepultado no Convento de S. Jerónimo do Mato, em Alenquer.

Sem comentários:

Enviar um comentário