quinta-feira, 7 de julho de 2011

Henrique II Plantageneta – II


Embora tivesse conseguido dominar a nobreza e o clero, o mesmo não pode dizer-se do seu casamento.
Apesar dos nove ou dez anos de diferença entre os dois cônjuges, o matrimónio foi feliz durante os primeiros tempos, daí resultando oito filhos. Além de bela, Leonor de Aquitânia era uma mulher extremamente culta e inteligente, possuidora de uma personalidade enérgica. Ex-rainha de França (esteve casada com Luís VII de França, de quem se separou ao fim de 15 anos de casamento e de quem teve duas filhas), a sua experiência em muito ajudou o seu jovem e impetuoso marido durante os primeiros anos do seu reinado, perdoando-lhe algumas leviandades e chegando a criar alguns dos filhos bastardos do rei junto com os seus. Foi uma das mulheres mais poderosas e influentes da Idade Média, alcançou uma longevidade notável (morreu com cerca de 80 anos) e teve o seu último filho aos 43 anos!
Mas o facto de Henrique querer controlar o ducado de Aquitânia, assim como as aventuras extra-matrimoniais do rei, especialmente a última, com uma belíssima galesa de 16 anos, quando a rainha se encontrava na sua última gravidez já depois dos quarenta anos, não ajudou em nada a manter um casamento desgastado por várias “tempestades” conjugais.
Rosamund Clifford era, ao contrário de Leonor, uma jovem calma e doce, por quem Henrique, que por esta altura já detestava a mulher, se apaixonou de tal modo, que lhe concedeu honras de rainha. O caso tornou-se público em 1174 e terminou quando ela se retirou para um convento perto de Oxford, onde morreu pouco depois, em 1176. Depois da morte da amante e de o seu casamento com Leonor ter terminado, exilando-se esta nas suas terras, Henrique ainda tentou divorciar-se para se poder casar com a meia-irmã de Leonor, Alice, noiva do seu filho Ricardo, mas a Igreja não lho consentiu. Com isso, apenas conseguiu ainda ser mais detestado pelo filho e pela mulher!
Entretanto Leonor, auto-exilada no seu ducado de Aquitânia, dedicou toda a sua energia a ajudar as revoltas dos filhos contra o pai.
Em 1170, o monarca adoeceu e pensando ter chegado a sua hora, decidiu repartir os seus territórios pelos filhos varões, chegando até a celebrar-se, embora sem a presença da rainha, as cerimónias que os legitimavam como senhores dessas terras. Mas o rei restabeleceu-se da doença e tudo ficou sem efeito…só que os jovens príncipes não estiveram pelos ajustes e em 1172, Henrique, o Jovem, futuro herdeiro do trono, pegou em armas contra o pai, dando assim início a uma série de lutas internas, de que resultou a morte de dois deles. Quando não guerreavam o pai, guerreavam entre si...
Mas o rei, sabendo que a rainha estava por detrás destas revoltas, mandou encerrá-la como prisioneira na Torre de Salisbúria, onde permaneceu durante 15 anos, só saindo de lá depois da morte do marido.
Mesmo assim, e agora apoiados pelo rei de França, os príncipes fomentaram várias revoltas durante os anos seguintes, até que já velho, cansado e doente, e obrigado a lutar em duas frentes, Henrique II, assinou a 4 de Julho de 1189 uma paz humilhante com o seu filho e herdeiro, Ricardo, o futuro Coração de Leão, em Chinon, onde faleceu a 6 desse mesmo mês, depois de saber que o seu filho mais novo, João, o seu preferido, tinha também entrado na conspiração. Ao conhecer esse facto, virou a cara para a parede dizendo:”Agora já nada mais importa!”.
Tinha 56 anos de idade, e durante 35 anos a sua figura corpulenta e agressiva tinha batalhado sem descanso pela manutenção do império que criou.
É descrito como o 1º Rei da Inglaterra (até aqui os monarcas britânicos eram conhecidos como “Rei dos Ingleses – King of the English”, porque apenas dominavam o território inglês), mas, apesar de tudo, é bastante menos conhecido que os seus filhos Ricardo e João, em grande parte devido à lenda de Robin dos Bosques, ou que sua mulher Leonor, a Rainha dos Trovadores, ou até mesmo que St. Thomas Becket!
Foram precisos filmes como “Becket” ou “O Leão no Inverno”, com as magníficas interpretações de Peter O’Toole e Katherine Hepburn, para que a sua figura saísse do esquecimento…
Encontra-se sepultado na Abadia de Fontevraud, em Anjou, França, junto a Leonor e Ricardo.

Fontes: Grinberg, Carl – História Universal
Revista História Y Vida
Revista História – National Geographic
Pequena História das Grandes Nações – História da Grã-Bretanha
www.bbc.co.uk. - Henry II, the “First” King of England

Sem comentários:

Enviar um comentário