sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Á NOITE DE NATAL

Era noite de inverno longa, e fria,
Cobria-se de neve o verde prado;
O rio se detinha congelado,
Mudava a folha a cor, que ter soía.

Quando nas palhas de uma estrebaria,
Entre dois animais brutos lançado,
Sem ter outro lugar no povoado
O Menino Jesus pobre jazia.

— Meu filho, meu Amor, porque quereis
(Dizia sua Mãe) nesta aspereza
Acrescentar-me as dores, que passais?

Aqui nestes meus braços estareis;
Que se vos força amor sofrer crueza,
O meu não pode agora sofrer mais.

Frei Agostinho da Cruz



A Adoração do Menino é um quadro pintado por Kim Ki-Chang, um pintor sul-coreano, mais conhecido pelo seu apelido Woonbo.
Nascido em 1914 e na sequência de uma febre tifóide que o atacou aos sete anos de idade, ficou completamente surdo.
Aos 17 anos, sua mãe apercebendo-se do talento artístico que ele possuía, mandou-o estudar pintura. Nos primeiros anos dedicou-se à pintura tradicional, mas com o passar do tempo, foi descobrindo o seu próprio estilo.
Em 1951, durante a Guerra da Coreia a sua maneira de pintar sofreu uma grande transformação. Cristão desde muito jovem pintou uma série de obras sobre a vida de Jesus, finalizando-a com quadros de histórias da Bíblia, em que todos os personagens estão vestidos com trajes tradicionais coreanos.
É considerado um mestre da pintura coreana. Faleceu em Janeiro de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário