quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Papa Formoso - I

Papa Formoso


A 4 de Abril de 896 morre em Roma, de ataque de coração ou envenenado, o 111º Papa da Igreja Católica Romana, eleito para o cargo a 6 de Outubro de 891 com o nome de Formoso.
Primeiro e único de seu nome, provavelmente teria ficado conhecido apenas como o principal responsável pela conversão dos búlgaros, se um acontecimento absolutamente inédito e degradante lhe não tivesse assegurado um lugar especial em toda a longa história dos Papas de Roma: um julgamento póstumo conhecido como o Sínodo do Cadáver.
Nascido em Óstia, Itália, em 816?, a sua vida decorre num período particularmente difícil para uma Igreja em plena degradação, onde os Papas e Anti-Papas se sucedem, e as guerras entre os diversos herdeiros do império Carolíngio assim como as invasões sarracenas põem tudo a ferro e fogo, ameaçando até mesmo a cidade de Roma, sede do Papado.
Nomeado cardeal-bispo do Porto (arredores de Roma) pelo Papa Nicolau I (858-867), foi por este enviado em 866 como legado papal para a corte do Rei Borgoris da Bulgária, onde se desempenhou tão bem do seu cargo, que o monarca pediu a nomeação de Formoso como arcebispo da Bulgária, tanto a Nicolau I como ao seu sucessor Adriano II (867-872), o que ambos os Papas recusaram porque os cânones da Igreja não permitiam que um bispo deixasse a sua sede para governar outra.
De volta a Roma, é envolvido nas querelas do divórcio do rei Lotário, casado com Theutberga, que ao sentir-se repudiada a favor de uma rival, Waldrada, apela à intervenção do Papa. Intervém também nos conflictos que opõem os novos estados da França, Itália e Alemanha e em 872, por morte de Adriano II, concorre sem sucesso à cadeira de S. Pedro, mas é João VIII (872-882) que toma o anel do Pescador.
Apesar disso, o novo Papa mantém a confiança em Formoso e dado que o Imperador Luís II morreu sem descendência, envia-o ao rei de França Carlos, o Calvo, com o convite para que este se descole a Roma a fim de receber a coroa imperial, o que acontece no ano de 875. O novo imperador nomeia os duques Lamberto e Guido de Spolleto como defensores do Papa contra as invasões sarracenas.
Mas a escolha papal é contestada não só pelos outros pretendentes como também por membros da Igreja, e Formoso juntamente com os outros prelados, foge de Roma incorrendo na ira de João VIII, que o excomunga e demite dos cargos.
Em 882, com a morte deste Papa, o seu sucessor Marinho I (882-884), levanta-lhe a excomunhão, chama-o a Roma e em 883 devolve-lhe a diocese do Porto. Depois dos reinados de Adriano III (884-885) e Estevão V (885-891), Formoso é finalmente eleito Papa no ano de 891.

Sem comentários:

Enviar um comentário