sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Heroína de Beauvais

Estátua de bronze de Jeanne Hachette, em Beauvais, da autoria de Gabriel-Vital Dubray

 Nascida na bonita cidade de Beauvais a 14 de Novembro de 1456 Jeanne Laisné, também conhecida como Jeanne Fourquet, apelido de seu pai, era uma jovem de 16 anos quando na Primavera de 1472, o duque da Borgonha, Carlos o Temerário, veio cercar a sua cidade natal.
O duque, na sua constante luta contra o rei de França, Luís XI pelo controle do reino, já se tinha apoderado de várias pequenas cidades, entre as quais Nesle, cuja população depois de se ter rendido, foi massacrada sem piedade pelos homens de Carlos, apesar de se terem refugiado na igreja local.
A 27 de Junho de 1472, o duque à frente do seu exército chegou junto das muralhas de Beauvais, cuja pequena guarnição de apenas 300 homens de armas comandados por Louis de Baligny era manifestamente insuficiente para fazer face aos seus homens. As zonas periféricas foram rápida e facilmente ocupadas, mas a população sabendo o que lhe estava reservado caso se rendesse, defendeu ferozmente o centro da cidade até à chegada dos reforços que tinham sido pedidos.
No mais encarniçado da luta, as mulheres com Jeanne à frente, atiravam pedras e azeite a ferver sobre os adversários que pretendiam escalar as muralhas. Um deles, mais afoito, preparava-se para hastear aí a bandeira borgonhesa quando Jeanne ao vê-lo se atirou a ele munida de uma machada (hachette), derrubando-o com um golpe certeiro e apoderando-se do estandarte.
Vendo que não conseguia tomar a cidade, Carlos levantou o cerco retirando-se.
Em agradecimento a estas bravas mulheres o rei Luís XI instituiu a “Procissão do Assalto”, no dia de Santa Agadrème, padroeira da cidade, concedendo-lhes o direito de aí precederem os homens, e casou Joana com o seu namorado Colin Pilon, cumulando-os de favores.
Considerada uma heroína pela população, Jeanne ficaria conhecida através dos séculos pela alcunha de Jeanne Hachette, e a sua estátua de bronze ainda se ergue na velha praça do mercado.

Fontes:
Oliveira, Américo Lopes de – Dicionário de Mulheres Célebres
Marsh, W.B. e Bruce Carrick – 365 Grandes Histórias






Sem comentários:

Enviar um comentário