sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MACBETH




Macbeth - Mac Bethad mac Findláich, ou Maelbeatha (em gaélico escocês MacBheatha mac Fhionnlaigh), e apelidado de Rí Deircc, "Rei Vermelho" (1005 - 15 de agosto de 1057, Aberdeenshire, Escócia) foi o último grande rei gaélico da Escócia.
As lendas e Crónicas de Holinshed falam de um guerreiro nobre que sucedeu a Duncan I, rei da Escócia (1034 - 40) e que mais tarde veio a adoptar como herdeiro, o filho de uma das suas próprias vítimas, mas a sua fama adveio do facto de ser o inspirador da peça teatral Macbeth, de William Shakespeare que, por conveniências de ordem dramática e política, alterou bastante os factos históricos.
Está sepultado na Ilha de Iona, assim como o seu sucessor e enteado.
Nascido no ano de 1005, em algum lugar da Escócia, era filho de Donada (ou Dovada), filha do rei Malcom II e de Findláich mac Ruari (Findleach ou Findlaech), Mormaer (governador hereditário) de Moray, assassinado em 1020, pelos seus sobrinhos.
Um deles, Gillacomgan mac Malbrid, assumiu o título, mas em 1032 morreu queimado com alguns dos seus homens, encurralados numa torre em Burghead Sands, durante um ataque organizado por Macbeth, provavelmente em cooperação com o seu avô, o Rei Malcom, deixando a sua esposa, Gruoch, grávida ou com um filho bébé, Lulach.
Após o ataque, Macbeth casou-se de imediato com a viúva do seu inimigo, uma estratégia bastante comum na sociedade celta da época, pois os laços de parentesco que se formavam com esse acto, evitavam a vingança dos parentes desta e a consequente morte do noivo, assim como dava protecção à viúva e aos filhos que pudessem existir. Para além disso, Gruoch era filha de Beodhe, principe da Escócia, um dos filhos do rei Kenneth III (rei da Escócia, anterior a Malcom II), pelo que o seu direito de sucessão ao trono da Escócia era bastante sólido. No entanto, o facto de ser mulher impedia-a de governar sozinha, pelo que Macbeth, também de linhagem real, ao casar-se com ela fortalecia o seu direito ao trono escocês.
Este direito tornou-se ainda mais forte depois do assassínio do seu sogro Beodhe, cerca de 1033, mas apesar disso, quando o rei Malcom morreu assassinado por parentes no Castelo de Glamis, em Angus, por sua determinação subiu ao trono o seu neto mais velho Duncan I, o Doente (1001-1040), o primeiro rei a ser nomeado por linha directa, o que ia contra a tradição celta de sucessão que estipulava a rotação alternada pelos diversos ramos da família.
Apesar de preterido, Macbeth continuou a apoiar lealmente o seu primo, tal como tinha o tinha feito com o seu avô, mas Duncan acabou por colocar o reino em perigo ao ser foi derrotado tanto pelos viquingues do conde Thorfin, das Órcades, como pelos saxões da Northumbria, a quem tinha declarado guerra.
Revoltado, Macbeth reclamou o trono em nome da esposa e do enteado e aliando-se a um primo de ambos, o Conde de Orkney, derrotou e matou o rei Duncan numa batalha em campo aberto, no ano de 1040, ao contrário da tragédia shakespeariana em que Duncan é apresentado como um rei velho e bondoso, assassinado à traição por seu primo.
Eleito rei, os 17 anos do seu reinado trouxeram a paz à Escócia, apesar de em 1045, uma revolta instigada por Crinan, pai de Duncan e pelo conde Siward de Northumberland, ter originado uma batalha onde os dois revoltosos perderam a vida.
Pouco se sabe sobre o seu casamento, mas deve ter sido harmonioso, pois até à sua morte e ao longo dos seus vinte e cinco anos de uma união provavelmente sem filhos, Macbeth nunca repudiou a esposa por outra mulher mais fértil, como era costume, tendo adoptado o seu enteado Lulach (filho do seu inimigo), como herdeiro.
Em 1050, desloca-se a Roma em peregrinação (o único rei medieval escocês a fazê-lo), e em 1054 tem de fazer frente ao regresso de Malcom mac Duncan, filho mais velho do rei anterior, que após a morte do pai se tinha refugiado junto dos saxões, que lhe deram asilo.
Reivindicando o trono, Malcom derrota Macbeth uma primeira vez em 1054, numa batalha nas cercanias de Scone, e, três anos mais tarde, em Agosto de 1057, na batalha de Lumphanan, em Aberdeenshire, o rei é morto e segundo algumas fontes, decapitado pelo seu vencedor, que sobe ao trono como Malcom III, depois de a 17 de Março de 1058, em Essie, Strathbogie, ter derrubado e morto o seu rival Lulach, o Simples, coroado a 15 de Agosto de 1057 na abadia de Scone no Perthshire, logo após a morte de Macbeth.

Fontes: wikipedia.org
King, Susan Fraser – Lady Macbeth

Sem comentários:

Enviar um comentário